Um sistema de gestão de fila cirúrgica pode ser definido como uma ferramenta que permite aos profissionais agilidade e facilidade nessa tarefa tão importante. Leia: “Sistema de gestão de fila cirúrgica não integrado: prós e contras ”
Representando importante contribuição entre as tecnológicas voltadas à saúde, permite o exercício das tarefas de gestão hospitalar de forma justa, segura e com qualidade.
Este tipo de software, quando desenvolvido por especialistas familiarizados com a desafiadora rotina de organizar fila cirúrgica, bem como de UTI, tem muito a colaborar.
Isso porque prioriza o atendimento utilizando critérios objetivos, como tempo, quadro clínico e recursos hospitalares.
Contudo, é comum os gestores terem algumas dúvidas em relação à escolha da melhor plataforma.
Qual sistema de gestão cirúrgica é o ideal: integrado ou não integrado? Qual o melhor para a instituição?
Continue a leitura para obter essas respostas e acompanhar, também, a importância de adotar esta ferramenta no dia a dia do serviço de saúde!
Vantagens e desvantagens do sistema de gestão de fila cirúrgica apartado do sistema de gestão
A inovação da tecnologia na gestão hospitalar tem provocado mudanças em relação à prática diária da medicina.
Com isso, possibilita avanços e melhorias na qualidade do atendimento, contribuindo para o melhor acolhimento e relações saudáveis entre paciente e equipe.
Um software de gestão de fila cirúrgica oferece benefícios para todos os envolvidos no dia a dia da instituição, desde os profissionais até a elevação da experiência dos pacientes.
Com abordagem prática e otimizada, a gestão das filas contribui para o aumento da excelência no atendimento. Isso porque permite o atendimento priorizado baseado em fatores como tempo de espera, condições clínicas e disponibilidade de materiais.
Com tantos benefícios, muitas vezes, o próprio profissional deseja substituir planilhas e outros controles trabalhosos e inexatos por uma solução moderna.
Nesse cenário, é possível adquirir soluções que dispensam a integração com o sistema hospitalar. Também é comum surgir a dúvida de vale a pena ter uma plataforma nessas condições.
Pensando nisso, a seguir listamos as vantagens e desvantagens de um sistema de gestão de filas não integrado.
Vantagens
O sistema de gestão de fila cirúrgica não integrada tem como primeira vantagem a aquisição de uma solução com uso imediato que atenda especificamente às necessidades dessa área.
Ou seja, ela pode gerenciar as filas de espera de forma facilitada e com total eficiência, garantindo benefícios como: permitir melhor comunicação entre os profissionais da equipe e eficiência para o desenvolvimento de tarefas. E mais funções específicas que dificilmente serão oferecidas por ferramentas de uso geral.
Outro ponto positivo de um sistema de gestão de filas cirúrgica não integrado é a maior facilidade na aquisição do software. Tendo em vista que a avaliação e aprovação não envolvem diferentes setores, mas sim uma mesma área (ou profissional).
Desse modo, o uso e aprovação podem ser centralizados no profissional (ou equipe) responsável pela utilização da solução, conferindo rapidez e agilidade para o processo.
Assim como a otimização da compra, a agilidade para a implementação e utilização da ferramenta é outra vantagem do sistema não integrado.
Afinal, como já está claro, dispensa a necessidade de integração com o sistema de gestão da instituição.
Desvantagens
Entre as desvantagens de um sistema de gestão de fila cirúrgica não integrado, está a falta de inclusão de outros setores no acesso aos dados e a duplicidade de dados.
Isso faz com que as informações sejam acessíveis somente para a utilização da equipe do setor – fator que pode ser uma vantagem em alguns momentos, na verdade.
Além disso, a atualização das informações da área junto a outros departamentos não pode ser feita automaticamente. A opção é passar relatórios ou dados em reuniões interdepartamentais.
Por fim, o início do uso do sistema pode ser um pouco mais demorado quando precisa passar pelo trabalho de integração.
Sistema de gestão de fila cirúrgica: porque é tão importante
Um sistema de gestão de fila cirúrgica não integrado moderno permite o gerenciamento do fluxo dos pacientes cirúrgicos com eficiência, segurança e justiça. O que significa levar o paciente que mais precisa de atendimento para o início da fila, evitando a piora de seu quadro.
Tudo isso pode ser feito de forma facilitada, sem a necessidade da integração com o sistema hospitalar, como na plataforma Ezlist.
A gestão do fluxo destes pacientes é feita em uma única tela, otimizando o tempo. Também apoia decisões operacionais, táticas e estratégicas relacionadas ao fluxo e volume cirúrgico, bem como a gestão crítica de eficiência dentro das unidades cirúrgicas.
Além disso, permite a otimização de protocolos e o aumento da visibilidade do hospital dentro do sistema de saúde. Essa visibilidade é importante, ainda, para ajudar na evolução de políticas públicas de saúde.
A plataforma permite, também, que equipes multidisciplinares trabalhem de maneira organizada e colaborativa, com:
- Inserção simples de pacientes por tipo de procedimento com critérios previamente estabelecidos ordenados por criticidade;
- Obtenção imediata da posição na fila de espera por cirurgia, apoiando a decisão do melhor tratamento dado o tempo estimado em fila;
- Ordenação automática e manual para o agendamento dos pacientes segundo os critérios clínicos, tempo de espera e restrições hospitalares;
- Gestão do bate-mapa (confirmação das cirurgias para o dia, dia seguinte ou próxima semana);
- Análises por grupo de comorbidades e complicações pós-operatórias;
- Integração do sistema em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
A utilização de um sistema de gestão de fila cirúrgica, como a EzList, contribui para tornar o processo mais justo. Sem contar que a plataforma em nuvem oferece segurança e rapidez ao paciente, assim como facilidade e modernidade para o profissional, reduzindo o estresse.
Outro ponto de destaque da EzList é que ela pode ser apartado do sistema de gestão hospitalar. Contudo, também permite a integração, se assim for mais conveniente.
Quer conhecer melhor essa ferramenta? Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Agora que você leu “Sistema de gestão de fila cirúrgica não integrado: prós e contras ” aproveite, também, para falar com nossa equipe e descobrir como você pode adquirir esse moderno sistema de gestão de fila cirúrgica.