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Gestão em saúde – 3 dicas para elevar a experiência do paciente

gestão hospitalar

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A gestão em saúde é um trabalho complexo que envolve processos, pessoas, materiais e equipamentos.  

Para isso, inclui desde o planejamento e controle de compras e custos, à supervisão de contratos e convênios. Também envolve o diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos, bem como o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nas unidades de saúde. 

Proporcionar uma experiência positiva ao paciente também faz parte dos objetivos principais de uma boa gestão hospitalar.  

Afinal, as clínicas que conseguem oferecer um atendimento humanizado, ágil e de qualidade estão mais inclinadas a ter sucesso em indicadores de satisfação e crescimento.  

Em outras palavras, tendem a ser consideradas referências no setor de saúde, construindo uma imagem positiva e tendo maior facilidade para conseguir investimentos, por exemplo.  

De fato, a gestão em saúde bem planejada mantém a qualidade dos serviços, proporcionando o melhor para os pacientes e elevando o sucesso da instituição.  

Por isso, separamos 3 dicas que vão melhorar o atendimento e, como consequência, a gestão em sua unidade hospitalar! 

3 formas de melhorar a experiência do paciente com a gestão em saúde 

Ainda que possa ser um desafio, manter a qualidade dos serviços de saúde é essencial, seja em período normal ou em tempos de demanda acentuada – como durante uma pandemia

 Dessa maneira, é importante encontrar formas de melhorar, modernizar e atualizar os processos de gestão hospitalar, assim como os serviços.  

Acompanhe a seguir, o que pode ser feito para melhorar o atendimento ao paciente. 

1. Capacite os profissionais 

Capacitar a equipe de trabalho é uma das formas de manter a qualidade no atendimento ao paciente. Para isso, é essencial que a gestão em saúde esteja disposta a investir em seus profissionais. 

A capacitação e atualização permite que os colaboradores possam se adaptar às novas tecnologias e avanços ocorridos na área – que são muitos e cada vez em maior velocidade. 

Além disso, colabora para criar um padrão de atendimento que traduza a própria identidade do hospital.  

Por motivos como esses, os treinamentos devem ser vistos como importante investimento para melhorar o desempenho da equipe e do próprio hospital. E, ainda, a própria imagem da instituição. 

2. A gestão em saúde deve trabalhar para reduzir o tempo de espera 

Seja qual for a necessidade do paciente, perder tempo é algo que deveria estar fora de cogitação, principalmente quando falamos sobre saúde física e emocional.  

Por isso, é fundamental que o atendimento ao paciente seja prestado de forma atenciosa, em tempo justo para todos.  

Com uma agenda organizada e sistemas especializados, é possível diminuir o tempo de espera, melhorando de forma positiva os serviços prestados e evitando complicações no quadro clínico do paciente.  

Nesse sentido, são bons exemplos a utilização de sistemas para agendamento de consulta e os serviços de teleconsulta, por exemplo. Ou, ainda, o uso de plataformas modernas para o gerenciamento de filas – veja no próximo tópico. 

3. Utilize sistemas para gerenciamento de filas cirúrgicas, UTI e Covid-19 

Como vimos acima, algumas ferramentas são usadas para possibilitar a redução de tempo em atendimento e, principalmente, em filas de espera – melhorando a gestão em saúde. 

Por meio de sistemas que proporcionam a integração, é possível gerenciar o fluxo de pacientes cirúrgicos de qualquer lugar e a qualquer momento. O mesmo vale para filas de tratamento da Covid-19 e leitos de UTI. 

Automatizando esse controle, os profissionais de saúde podem informar aos próprios pacientes ou a seus familiares qual o lugar ocupado na fila. Sempre de modo atualizado e transparente, seguindo critérios que a própria equipe definiu considerando a capacidade hospitalar. 

Além de colaborar para elevar o nível de experiência dos pacientes, o software de gestão de filas cirúrgicas tem outra função muito importante. Reduzir o trabalho de médicos, enfermeiros e demais envolvidos nesse controle. 

São horas e horas de trabalho cansativo e que precisa ser constantemente refeito, para ter uma planilha minimamente atualizada. Tempo que será muito bem-vindo para dar maior atenção às pessoas que aguardam cuidados! 

Pensando em colaborar com maior eficiência na gestão em saúde, desenvolvemos EzList, plataforma digital em nuvem que coopera para melhorar o atendimento ao paciente cirúrgico.  

Por meio dela, profissionais conseguem otimizar seu tempo em mais de 50%, tendo à disposição valiosas análises para a criação de ações que ajudem a reduzir filas e melhorar protocolos. 

EzList acompanha o paciente desde sua solicitação até o pós-operatório, priorizando o atendimento através de critérios objetivos e específicos para cada tipo de procedimento. Com base em condições clínicas, tempo de espera e recursos hospitalares disponíveis, o atendimento é coordenado de forma transparente, justa e segura. 

Agora que você conheceu 3 formas de melhorar o atendimento ao paciente, é hora de avaliar quais deles ainda não foram implantados em sua instituição.  

Afinal, a gestão em saúde deve contribuir para melhorar a experiência do paciente em todas as esferas de seu tratamento.  

Este conteúdo é só, entre muitos outros, criados para manter sua atualização sobre questões importantes na área de gestão em saúde.  

Eles estão disponíveis no Blog da EzList! Entre eles, sugerimos a leitura de: 

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