A tecnologia hospitalar, cada vez mais, assume papel muito importante na rotina em centros de saúde. Além de automatizar e melhorar a eficiência operacional, ela também pode ser determinante para reduzir o estresse dos profissionais que atuam no setor.
Esse quadro de alto nível de esgotamento físico e emocional, infelizmente, existe em praticamente todos os hospitais do Brasil, podendo levar a baixas consideráveis.
Entre outros fatores, contribuem para esse estado limite:
- O excesso de demanda – especialmente com a Covid, que elevou o trabalho a níveis extremos, praticamente sem pausas;
- A necessidade da execução de tarefas sempre em pouco prazo, algo comum na rotina de hospitais brasileiros;
- A preocupação relacionada à saúde dos pacientes e, no caso da pandemia, do próprio profissional e seus familiares.
Assim, é cada vez mais necessária a implantação de medidas que possam levar à diminuição desse esgotamento, evitando complicações na vida dos profissionais de saúde. Sem contar que essa providência evitará impactos no atendimento prestado ao paciente.
Nesse cenário, a tecnologia hospitalar tem muito a colaborar, juntamente com outras formas de amenizar a rotina estressante do ambiente de saúde.
Continue a leitura e veja algumas dicas para isso!
Os malefícios da estressante rotina hospitalar
Entre os diversos resultados negativos que o estresse pode causar na vida do profissional de saúde estão o aumento de distúrbios variados. Entre eles, depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Ainda que esses casos tenham causas específicas, eles estão ligados intimamente aos altos níveis de estresse experimentados diariamente no exercício do trabalho. O problema atingiu patamares ainda mais elevados por conta da pandemia.
Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), que ouviu 1.600 médicos cadastrados nos conselhos regionais entre setembro e dezembro de 2020, identificou que:
- A pandemia afetou a vida profissional de 96% dos entrevistados;
- O tempo dedicado às refeições, lazer e família foi reduzido em 14,5%, após a pandemia, enquanto 7,6% comprometeram o sono e o tempo de descanso;
- A sensação de medo, em função de lidar com um novo vírus atingiu 14,6% dos entrevistados.
Esse aumento no nível de estresse pode gerar consequências sérias na saúde física e emocional desses profissionais, agravando quadros depressivos e outros.
Inclusive, já foi detectado aumento no número de profissionais de saúde com a Síndrome de Burnout.
E já que essa doença é ocasionada pela exaustão física, psíquica e mental provenientes do ambiente de trabalho, tem relação direta com maior estresse.
Tecnologia hospitalar e outras dicas para amenizar o estresse dos profissionais de saúde
Em uma área que exige tanto do equilíbrio físico e emocional dos seus trabalhadores, eliminar totalmente o estresse no dia a dia é praticamente impossível.
Contudo, é possível adotar algumas maneiras de lidar com essa situação, minimizando os efeitos estressores sobre o bem-estar físico e emocional.
Adotar tecnologia hospitalar é uma delas, em virtude dos benefícios que ela oferece. Mas há outros pontos que, se observados, vão aliviar a pressão. Acompanhe!
Não esconda seus sentimentos
Falar sobre as preocupações com pessoas próximas é uma forma de entender o que pode ser mudado na rotina hospitalar estressante.
Se possível, procure ajuda profissional para isso. A terapia é uma boa forma de entender os problemas, frustrações e compreender como isso pode ser resolvido – ou amenizado.
Cuide de sua saúde
Isso é algo que todo profissional de saúde sabe. Mas com a altíssima procura pelos serviços de saúde, nos últimos tempos, até mesmo os momentos de alimentação, sono e descanso foram alterados.
Aliás, essas informações ficaram muito claras na pesquisa do CFM, citada no tópico anterior.
Por mais difícil que seja, é preciso ter atenção a esses hábitos. Assim, você acaba criando maior facilidade para recompor-se de situações estressantes.
Uma boa alimentação e a prática de exercícios contribui para a produção de efeitos positivos, reduzindo o estresse. Como os médicos indicam aos seus pacientes, podem ser nem alongamentos rápidos ou caminhadas curtas, mas que sejam feitos!
Aliás, é bom lembrar que atividades físicas contribuem para a liberação de endorfina e melhora a qualidade de vida.
Invista em tecnologia hospitalar
Por fim, investir em alternativas que ajudem a otimizar o trabalho é uma das melhores formas de reduzir o estresse na rotina hospitalar.
O avanço da tecnologia na saúde contribuiu para que profissionais possam usufruir de ferramentas que causam impacto positivo nas atividades diárias, como o uso de softwares que auxiliam na gestão hospitalar.
A EzList é um grande exemplo sobre como é possível diminuir os desafios enfrentados pelos profissionais de forma rápida, segura e justa. Essa plataforma digital realiza o gerenciamento do fluxo do paciente cirúrgico, considerando critérios objetivos e baseando-se em protocolos assistenciais.
Ela permite que o profissional acompanhe o paciente desde a solicitação até o período pós-cirúrgico. Pode estabelecer critérios e priorizar o atendimento com base em condições clínicas, tempo de espera e recursos hospitalares.
A utilização de tecnologia hospitalar como EzList contribui para que o profissional diminua o estresse de sua rotina.
Afinal, seu trabalho pode ser realizado com equilíbrio, eficiência e segurança, otimizando protocolos com informações de comorbidades e complicações pós-cirúrgicas. Tudo em tempo real e sem complicações.
Além disso, a utilização de softwares permite que equipes interdisciplinares trabalhem com organização, inserindo pacientes previamente estabelecidos por criticidades na fila de espera.
Com tantas facilidades, EzList, otimiza o tempo do profissional, permitindo que ele se concentre no atendimento médico e, até mesmo, tenha um momento de descanso.
A prática dessas dicas vai minimizar os efeitos que a estressante rotina pode causar no equilíbrio físico, psíquico e mental dos que atuam em saúde.
Por isso, investir em tecnologia hospitalar, como EzList, é uma forma de contribuir não só para a otimização do trabalho destes profissionais. Mas também para um melhor atendimento ao paciente.
Saiba como EzList pode contribuir com as filas cirúrgicas e de UTI em sua instituição e melhorar a rotina da equipe profissional: fale com nossa equipe agora mesmo!