Como qualquer outra área, a gestão hospitalar enfrenta desafios e oportunidades de melhoria e inovação.
Para os profissionais responsáveis pelo gerenciamento, ter dúvidas e incertezas sobre como oferecer atendimento de qualidade, com agilidade e com custo reduzido é algo constante.
O gestor se vê muitas vezes desorientado diante de tantos desafios que raramente foram tratados durante a graduação de medicina. Dessa forma, é fundamental que a gestão hospitalar seja realizada com auxílio de ferramentas que forneçam organização, planejamento e controle.
Neste artigo, listamos os 5 principais desafios enfrentados na gestão hospitalar. Saiba mais!
5 principais desafios na gestão hospitalar
A gestão hospitalar tem importante impacto na qualidade de atendimento, saúde e bem-estar do paciente. Contudo, diversos desafios são enfrentados neste setor, prejudicando a produtividade da organização e impactando ações.
Seja em uma instituição pública ou privada, a gestão hospitalar deve ser eficiente, apresentando visão estratégica de modo a elevar o nível na assistência.
Acompanhe os principais desafios enfrentados pelos gestores neste setor.
1. Implementar processo de planejamento
O planejamento é essencial para que a organização possa traçar ações para o alcance das metas, mas é também um dos desafios da gestão hospitalar.
Para que ele seja feito de forma efetiva, é preciso iniciar o processo com a revisão de operações e identificação do que pode ser aperfeiçoado. Mais do que nunca, é importante o “olhar para fora”. Muitas inovações estão disponíveis e pode ser o momento de “disruptar”, isto é, mudar!
O planejamento deve envolver os objetivos almejados em diferentes setores de organização, determinando prioridades, responsáveis e etapas necessárias para concretizar as metas definidas.
O processo de planejamento é fundamental para a execução da estratégia hospitalar, e deve ser realizado com foco e comprometimento não só pelo profissional responsável pela gestão hospitalar, mas sim por toda equipe. O desafio é trazer dinamismo, agilidade e comprometimento da equipe.
2. Valorizar os profissionais
Os colaboradores dentro de um sistema de saúde são os recursos mais importantes, sendo responsáveis pelo conhecimento, execução de procedimentos, habilidades e prestação de atendimento.
Isso torna a gestão de pessoas dentro de uma instituição um aspecto altamente estratégico, e muitas vezes um desafio para o gestor hospitalar.
Em qualquer área de atuação, desde o atendimento direto ou até no suporte, os colaboradores devem ser valorizados, afinal, quanto mais qualificados e envolvidos com os processos da instituição, melhor será seu desempenho, aumentando a produtividade, qualidade no atendimento, diminuindo a rotatividade e melhorando resultados financeiros.
Profissionais de instituições de saúde estão entre aqueles que mais sofrem com estresse ocasionado pela pressão de não cometer falhas ou, até mesmo, de cuidar de atividades complexas como priorizar quem tem que ser atendido primeiro.
3. Utilizar indicadores para decisões estratégicas e assertivas
Para muitos, os indicadores podem ser considerados grandes desafios na gestão hospitalar. No entanto, rastrear a eficiência operacional da instituição depende de forma direta do estabelecimento destes indicadores.
Essas métricas utilizadas para analisar e interpretar dados e relatórios administrativos e financeiros permitem que o desempenho das diferentes áreas do hospital seja avaliado, determinando como está o progresso em relação às metas estabelecidas.
Utilizar indicadores é uma forma de ajudar a gestão hospitalar. Isso é feito com a transformação dos dados de forma clara, contribuindo para a criação de cenários, definição de estratégias e tomada de decisões.
EzList é uma plataforma em cloud computing que faz o gerenciamento de filas cirúrgicas por criticidade por tipo de procedimento. Em menos de um minuto os dados do paciente são inseridos no software, disponibilizando imediatamente seu lugar na fila, mediante critérios definidos pela equipe do hospital.
Assim sendo, o agendamento passa a seguir critérios objetivos e é simples acompanhar todos os passos até o desfecho cirúrgico e acompanhamento ambulatorial.
Com essas informações, é possível analisar o fluxo e volume cirúrgico e ajustar protocolos baseados em análises detalhadas das cirurgias, identificando pontos de melhoria e promovendo a transferência de aprendizado para outros colaboradores. Também as decisões passam a se pautar em dados e não apenas em feeling profissional.
4. Realizar manutenção de equipamentos periodicamente
Outro dos grandes desafios da gestão hospitalar é manter a manutenção dos equipamentos e aparelhos em dia. Ainda que seja durável e tenha alta qualidade, o uso diário destes materiais provoca desgastes precoces, exigindo que ações preventivas sejam realizadas.
Esse tipo de cuidado é uma maneira de atender exigências da Vigilância Sanitária, garantindo a segurança dos pacientes e também da equipe de trabalho.
Esse é um problema sério, tendo em vista que, no Brasil, estima-se que mais de 43 mil equipamentos de manutenção da vida e diagnóstico por imagem estejam fora de uso!
Manter ações preventivas ajuda a evitar contratempos, como deixar de realizar procedimentos importantes devido a um aparelho quebrado ou que esteja apresentando defeitos. A manutenção periódica deve ser programada pelo gestor com o objetivo de evitar possíveis falhas como essas.
Solucionar problemas com antecedência e prolongar a vida útil de equipamentos é fundamental para manter a segurança dos pacientes e colaboradores, além de impedir gastos que poderiam ser evitados, seja com manutenção ou período maior de internação.
5. Adotar novas tecnologias
Por fim, um dos grandes desafios para muitos profissionais que realizam a gestão hospitalar é aceitar a transformação digital.
Contudo, adotar práticas que possam auxiliar a instituição em diversos setores, de forma organizada e prática, é a melhor forma de garantir uma gestão eficaz e segura.
Softwares podem reunir o planejamento, controle de estoque de insumos, processos e indicadores oferecendo melhorias antes da ocorrência de erros.
Outra opção quem revolucionando o setor é a plataforma que faz o gerenciamento de filas de espera para cirurgias de forma eficiente, segura e com justiça, por meio de critérios que favoreçam o paciente, profissional e também a instituição.
EzList é o nome desse software inovador, disponível em assinatura para pessoa física ou jurídica e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Você pôde conhecer os 5 principais desafios que a gestão hospitalar pode apresentar para os profissionais responsáveis por este setor.
Com informações como estas fica mais fácil superar tais dificuldades e conseguir o melhor gerenciamento para uma organização de saúde.
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